sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Núcleo de Pesquisa promove debate sobre Literatura Afro-Brasileira e Africana


O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro da Universidade Estadual do Piauí – NEPA/UESPI, vinculado ao Curso de Letras/Português, realizará no próximo dia 12/11, o Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O evento contará com a presença da professora doutora Maria Lúcia Dal Farra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que ministrará a conferência “Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa”, às 8h30, no laboratório de Artes do Campus Poeta Torquato Neto. Maria Lúcia Dal Farra possui Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela Ecole Pratique Des Hautes Etudes de Paris, na França.

Além da conferência, o colóquio contará com a realização de uma roda de poesia e tambores, às 09h, na praça dos bambus. Em seguida, às 10h, Uma mesa redonda discutirá, também, no laboratório de Artes, o tema “Memória histórica e literatura afro-brasileira”, com o Prof. Dr. Elio Ferreira e Profª. Ms. Assunção Sousa (ambos professores da UESPI), além do Prof. Dr. Solimar Oliveira, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O professor Elio Ferreira também ministrará um minicurso, intitulado “Machado de Assis: escritor-afro-brasileiro – estratégias de capoeira”, às 14h, no anfiteatro do Centro de Ciências da Natureza (CCN). “No minicurso pretendo fazer leituras de crônicas, contos, poemas e trechos de romances de Machado de Assis, que tratem da condição dos negros, sendo eles escravos ou não, no século XIX, e a partir dessas leituras construir uma crítica à sociedade escravista da época” afirmou o professor.

As inscrições para o minicurso podem ser realizadas na coordenação do Curso de Letras/Português. Finalizando as atividades do evento, será realizada uma sessão de comunicações, a partir das 18h, também, no anfiteatro do CCN. Além de discutir a temática da cultura afro-brasileira no ambiente acadêmico, O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro auxiliou no processo de construção da política de reserva de vagas no Vestibular da UESPI, implantada pela primeira vez no Vestibular 2009, cujas provas serão aplicadas nos próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. “As atividades do NEPA também colaboram para o devido cumprimento da lei federal n° 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos ensino fundamental e médio” completou Elio Ferreira. O professor também adiantou que o NEPA está atuando no sentido de possibilitar a oferta, já em 2009, de uma Especialização em História e Literatura afro-brasileira e africana.
CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

Nenhum comentário: